Meeting the genius | Murilo Yamanaka

banner

Hoje, finalmente dou inicio a mais uma coluna aqui no blog. Vira e mexe, alguém me faz perguntas do tipo "Kaique, quem é tal pessoa? Você conhece algum fotografo legal? Quem é a personalidade da cena fashion aqui em São Paulo que você mais curte?", e pensando em responder tudo isso pra vocês que me perguntam, ou algum dia pensaram em me perguntar, eu resolvi abrir um espaço aqui no blog pra mostrar toda semana um deles, e deixar vocês saberem quem realmente é esse pessoal que eu tiro o chapéu e que eu tanto admiro.

Pra dar inicio a essa jornada, fiz uma seleção de cinco fotógrafos que eu conheci a pouco tempo, troquei uma ideia, posei e de lá pra cá, venho me apaixonando pelo trabalho deles e pelo jeito que eles enxergam a moda das ruas.

248

Pra quem acha que a vida de um fotografo de moda é só glamour, flashes e curtição, sinto informar que vocês estão redondamente enganados. Eles sofrem, correm, soam e algumas vezes se metem em algumas "enrascadas" pelo clique de um look legal.

Murilo Yamanaka


1363785364_murilo_yamanaka

Se você marca presença nas semanas de moda São Paulo/Rio ou costuma andar bastante pelas ruas dos Jardins, com certeza já se deparou com um cara oriental, todo estiloso vestindo uma saia. Pois bem, esse cara se chama Murilo Yamanaka, tem 24 anos e mora aqui em São Paulo. Conheci ele quando fui representar a Pink Delicatessen em uma das edições da Inspiramais, um salão de Design e Inovação de Componentes, e logo de cara ele foi bem simpático, fez uma foto minha e trocamos cartões. Desde então, venho acompanhando o trabalho desse gênio.

Murilo que já trabalhou colaborando pro Armário Masculino e recentemente cobriu o Lolapalooza para o site Colheita Especial, se mostra um "amante das artes" e afirma que "Um segundo de paz, alegria, felicidade compensam todas as merdas que a gente passa no dia-a-dia".

page

Entre ontem e hoje, bati um papo com o Murilo pra entender mais sobre o seu trabalho, e me surpreendi quando ele me contou que trabalha apenas há 4 meses com street style.

GATO HYPE: Quando você começou a perceber interesse por moda? E como isso aconteceu?
Murilo Yamanaka: Comecei a trabalhar com fotografia há uns 2 anos atrás. Um certo dia um cara do meu trabalho levou uma câmera analógica e perguntou se eu queria comprar, no dia seguinte acabei comprando a câmera e daí nunca mais parei. Após algum tempo fotografando e com a ajuda do Gustavo Perez fotografei pela primeira vez uma passarela de moda. Foi nessa edição do SPFW que acabei conhecendo um pessoal da moda e me envolvendo cada vez com isso. O street style é algo bem recente para mim, estou fazendo há menos de 4 meses.

tumblr_mlulviss5A1qac2w6o1_1280

GH: Antes de começar a trabalhar com isso, oque você fazia?
Murilo: Trabalhava como recepcionista de um hotel de luxo na região do Jardins.

GH: Hoje, quando você sai pra fotografar, oque chama a sua atenção e oque você gosta de ver as pessoas vestindo?
Murilo: Eu gosto de ver as pessoas vestindo o que elas são. Cada um tem um estilo e é isso que me motiva estar na rua. Ver as pessoas bem com elas mesmos sem ligar para tendências ou modismos é o que nos torna únicos.

page

GH: Como surgiu a ideia de criar um blog pra compartilhar essa sua paixão pela "moda da rua"?
Murilo: O começo do ano foi um terror de trabalho para mim. Apesar de já trabalhar com isso, o mundo da fotografia, especialmente a de moda, é bem fechado. Estava de bobeira em casa sem fazer nada. Daí pensei: "Vou para as ruas, é lá que as coisas acontecem, onde passamos a maior parte do nosso dia." Ainda mais hoje em dia em São Paulo, onde festas como a vodoohop e outras têm tomado conta das ruas com festas ao ar livre e de graça, revitalizando a cidade.

GH: Quais são as "qualidades" que um bom fotografo de street style tem que ter pra conseguir boas fotos?
Murilo: Não sei ao certo. Eu não sou um expert do mundo Fashion apesar de tentar pelo menos uma vez por dia ler a respeito, ver editoriais e tudo mais. Acho que talvez qualquer bom fotógrafo, artista,etc tem que ter uma certa sensibilidade e abertura para receber informações, sensações e sentimentos do mundo e vice-versa. É ser vulnerável.

GH: Apesar de na maioria das vezes estar trabalhando sempre por trás das câmeras, você tem um estilo legal e várias vezes pude ver você em algum outro site/blog de street style. Quais são suas maiores “inspirações fashion”, e oque vem em primeiro lugar na hora de se vestir?
Murilo: Gosto muito do estilista Yohji Yamamoto pois eu nunca fui de usar muito cor. Ele têm um estilo meio atemporal, clássico e elegante. Gosto mais de formas do que cores e tal. Quando vou me vestir penso muitas vezes no tempo que vai fazer acho, algo que vai ser condizente com o tempo, apesar de algumas vezes mesmo estando frio, arriscar usar uma saia ou algo mais leve.

page

GH: Percebi que você é um cara bem "na sua", mas mesmo assim, você se mostra um cara bem “cool”. Acredito que moda e músicas andam ali, lado a lado. Quais são suas bandas favoritas?
Murilo: escutando muito Beach House, Chet Faker e também Bon Iver, uma coisa mais calma, meio chill/indie. Mas gosto de muita coisa, varia muito de acordo com meu humor e com cada situação. Quando acordo, normalmente gosto de ouvir algo bem animado para me dar energia pro dia.

Quando questionei Murilo sobre quais peças ele considera fundamentais no guarda-roupa masculino, ele foi direto e respondeu "Calça, camiseta velha e um tênis".

O cara é bom no que faz, e tenho certeza de que ele serve como inspiração pra muita gente. Quem quiser acompanhar o trabalho dele mais de perto pode acessar o tumblr gênio onde ele posta os cliques que faz Brasil à fora.
Share to Facebook
1
Comente pelo Facebook
1 Comente pelo Blogger

1 comentários: